segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ministério Público quer enviar ex-deputado para presídio federal

O Ministério Público vai pedir a transferência do ex-deputado Wallace Souza para um presídio federal. Em agosto, o Fantástico mostrou que o ex-deputado estava sendo investigado por um crime que virou notícia no mundo.
Apresentador de um programa policial, Wallace é suspeito de encomendar assassinatos para exibi-los na TV. Wallace Souza é suspeito também de formação de quadrilha, posse ilegal de arma e associação para o tráfico. Ele receberia dinheiro para não denunciar o funcionamento de bocas-de-fumo.
Várias testemunhas do caso contra o ex-deputado já foram assassinadas. A última morte ocorreu há uma semana.
Moacir Jorge da Costa, ex-segurança de Wallace Souza, é suspeito de nove homicídios. Em depoimento, ele declarou que um dos assassinatos tinha sido mesmo ordenado por Wallace, e gravado pela equipe do programa.
Na semana passada, foram detidos 12 traficantes e seis policiais em uma operação realizada pela Polícia Civil do Amazonas. Entre os detidos está a traficante Patrícia Oliveira da Silva e o marido dela, Valderlan de Araújo, em Manaus. Com o casal, os policiais apreenderam R$ 250 mil, além de munição de uso restrito e pasta base de cocaína.

Segundo a polícia, a traficante comandava um negócio que rendia, em média, R$ 15 mil por dia. No total, oito carros e 20 quilos de pasta-base para a produção de cocaína foram apreendidos.
“É o desdobramento que a gente tem realizado desde que o Moacir Jorge foi preso”, disse o promotor de Justiça Alberto Nascimento.
A traficante Patrícia confirma que o irmão Franck, atualmente preso, pagava propina ao ex-deputado.

trícia: fizeram intermédio para ele lá.

Pergunta: quem fez?

Patrícia: acho que foi o filho dele.

Pergunta: o filho do Wallace?

Patrícia: Fez intermédio para o Franck chegar até o pai. Aí, o Franck chegou para eles lá e combinou que ele ia ficar pagando dinheiro para eles, em troca que eles deixassem eles em paz (SIC).

Nós conseguimos desarticular uma parte de uma facção que toma conta do tráfico e que era ligada ao ex-deputado Wallace Souza”, afirmou o secretário de Inteligência do Amazonas, Thomaz Vasconcelos. “Como confirmou Patrícia, que foi presa na sexta-feira (30), e o irmão dela, Franck, eles realizavam pagamentos periódicos ao grupo do ex-deputado, ao programa, para que as denúncias que chegassem não fossem divulgadas, não fossem levadas ao ar.”

No dia 1º de outubro, o mandato do ex-deputado Wallace Souza foi cassado. No dia 5, ele teve a prisão decretada e se entregou no dia 9.

“A organização criminosa quase toda está presa, mas de qualquer forma continua comandando de dentro dos quartéis, porque tem acesso livre a visitas, celulares”, disse o promotor Nascimento.

Ao ser preso, Wallace alegou risco de vida se fosse para uma penitenciária e a Justiça determinou que ele ficasse em um batalhão da Polícia Militar, onde o filho Rafael já estava preso.

“Foi questionado, inclusive por Franck. Ele queria as mesmas regalias em razão do outro réu, no caso o Rafael, estar recendo benefícios. E o diretor do presídio, na época, mencionou que ele não era filho de deputado, portanto não teria nenhum tipo de regalia nesse sentido”, afirmou o promotor Nascimento.

Segundo a traficante, existia também um plano para matar o secretário de Inteligência do Amazonas, Thomaz Vasconcelos, e os promotores do caso: Alberto Nascimento e Ronaldo Andrade.

Patrícia: se matasse um de vocês, acabava a investigação, o resto iria ficar com medo.

Fonte G1

Nenhum comentário: